sexta-feira, 30 de julho de 2010

Será que ele estava errado?

Após as discussões, brigas e xingamentos, vamos discorrer sobre a tão falada "frase"

A frase proferida pelo ator Sylvester Stallone, onde ele disse que "no Brasil você pode explodir o país inteiro e eles (os brasileiros), dizem pra você obrigado e tome aqui um macaco pra você levar pra casa", causou revolta e indignação de grande parte da população brasileira. Passado alguns dias, comecei a refletir sobre o caso e cheguei a algumas conclusões.

Nós, brasileiros, temos esse carinho matriarcal pelo país, onde somente nós podemos criticar e, quando vem alguém de fora e critica, é a pior coisa do mundo. Não sou nenhum demagogo e confesso que também não gostei da declaração do ator, que por sinal, admiro. Mas vamos refletir: O Brasil não é isso mesmo?

Aqui todos fazem o que querem e a impunidade reina. A frase dita pelo ator retrata muito bem o que é o Brasil. Creio que a intenção do autor não foi essa, mas não poderia existir uma analogia melhor para descrever o país.

Outro ponto de vista é aquele que diz que recepcionamos muito bem pessoas que não agregam nada ao país. Não estou defendendo a xenofobia, mas é um consenso, o péssimo tratamento dado aos brasileiros que ingressam na maioria dos países do exterior. Penso que devemos recepcionar bem todos, desde que estes agreguem algo ao país. Falo isso de forma geral, não no âmbito turístico, falo também no âmbito comercial etc. Apenas para ilustrar a situação, existem empresas multinacionais que adquirem o financiamento junto ao BNDS, perpetuam o ato exploratório no país e, de retorno, só oferecem a mão de obra para os brasileiros. (Alguma semelhança com a nossa colonização?).


Para finalizar, penso que xingar quem tem esse tipo de atitude não é uma ação patriota e sim uma ação ignorante, pois parte do princípio de que "aqui está errado, mas não venha criticar". Serão necessários quantos estrangeiros para criticarem o país e a população ver que muito do que é dito tem seu fundo de verdade. Eu sou um brasileiro que vejo o que está de errado e quero mudar. E você?

2 comentários:

  1. A frase dita por Stallone foi infeliz e realmente causou certa indignação na sociedade, inclusive em mim.

    Não serei hipócrita ao ponto de julgá-lo e não ver a situação do Brasil. Quando uma celebridade (não vou nem citar políticos e personagens importantes para a história mundial) vêem ao Brasil a população faz um alvoroço.

    Ficam em portas de hotéis madrugadas e mais madrugadas, gastam valores consideráveis para ver os shows e se esquecem de como funciona o Brasil.

    Temos de ser críticos e criticá-lo por tal atitude, mas temos de ser conscientes para enxergar que o que ele disse nós mesmos não temos a coragem de dizer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos o cara teve a humildade de se desculpar em entrevista à Globo. Disse que tentou fazer uma piada que não deu certo.

    ResponderExcluir