sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mais uma vez fica a pergunta: Quando vamos para frente?

Como nosso país é bom e como somos ignorantes...

Hoje, 02/07/2010, dia de jogo de nossa Seleção Nacional e o povo todo animado pelas ruas com suas camisetas, fantasias, instrumentos etc. mas ninguém ainda se deu conta do tapa que os nossos governantes estão dando na cara de uma população estimada em 190 milhões de brasileiros.

É, poderia usar este espaço para falar do que seria comum nesta data, mas não, prefiro debater aqui, o que julgo importante para nós e, em mais uma conversa com amigos, me senti na obrigação de discutir o tema.

Não é de hoje que pensamos que um dia nosso país vai para frente, essa é uma situação recorrente e, segundo o relato de um amigo mais velho que eu (o que da a sensação de maior extensão de tempo), seu bisavô já dizia: - Eu posso não ver, mas você verá o Brasil tomar um jeito! E essas frases são proferidas de geração a geração, sendo que nada muda.

Quando lia as notícias do dia, me bateu um sentimento de revolta quando soube que o nosso "digníssimo" senhor Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, deu a primeira liminar contra a Lei da Ficha Limpa (projeto de lei sancionado em junho que estabelece inegibilidade de políticos com qualquer condenação judicial). Ou seja, todo o pensamento em relação à melhora de nosso país, foi mais uma vez barrado pelos ditadores mascarados que nos governam.

Penso que na realidade nunca conquistamos a democracia, apenas vivemos em tempos de uma ditadura maquiada. Não precisamos ser muito inteligentes para saber que todos os políticos com restrições judiciais vão entrar com os devidos recursos e vão conseguir se candidatar, o que representa uma regressão a um pequeno, mas importante, primeiro passo que tínhamos conseguido dar rumo a um país sem corruptos no comando.

Eu, sinceramente, fico desanimado em relação às perspectivas do nosso país. Nosso povo se contenta com muito pouco e nossos governantes fazem o que querem, pisando nas leis, quebrando regras sem o menor escrúpulo e aviltando a nossa Bandeira e o nosso povo. Mas como um bom brasileiro, eu prefiro acreditar e dar minha pequena parcela para que esse cenário seja alterado.

agradecimento: Celso D'Arcke.




4 comentários:

  1. E ressaltando, o projeto da Ficha Limpa é de iniciativa popular!
    Na teoria o povo é capaz de exercer seu direito de liberdade, caso consiga cumprir uma série de desafios hercúleos (tais como conseguir 1 milhão e 500 mil assinaturas para aprovar um projeto de iniciativa popular) mas que na prática esbarram em ferramentas que a própria lei dá nas mãos dos que já estão no poder, que manipulam como querem e fazem desse projeto ficha limpa, só para se manter no exemplo, um projeto ficha "lavou tá novo", afinal, todos os fichas sujas vão figurar nessas eleições... alguém ainda duvida?

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que ainda temos "Brasileiros" se preocupando com o nosso Brasil. Creio ainda termos tempo de efetuar mudanças que permitam um Brasil melhor a todos nós.

    "Não trate o mundo como um legado de seu pai, mas como um empréstimo de seus filhos". (Nelson Mandela)

    Me causa orgulho o agradecimento em seu Blog.

    Celso D'Arcke Brasil

    ResponderExcluir
  3. MEsmo após a eliminação da seleção parece que as pessoas não querem saber sobre o "Ficha Limpa" e nem sobre os candidatos.

    ResponderExcluir